Acima: novo projeto gráfico. Abaixo, esquerda: informativo antigo.
Foi solicitada a criação de projeto gráfico de material informativo – chamado de Photonote –, em três idiomas, com histórias de vida e resultados do programa de HIV da Unicef, a ser divulgado em PDF, por e-mail, para doadores. O projeto deveria seguir a linha da Campanha Global do Unicef, mas havia liberdade para criação do cabeçalho dentro da identidade visual definida.
Conceito
> A estrutura do informativo foi baseada em uma coluna apenas, deslocada para a direita. Dessa forma, o recuo da esquerda ajudou a arejar o material e criou uma área para inserção de imagens, que ganharam mais destaque dessa forma.
> O texto foi alinhado apenas à esquerda, sem ser hifenizado, para evitar separação errada de sílabas principalmente no texto em inglês. Por outro lado, o texto justificado daria um aspecto visual muito "duro".
> Foi escolhida uma entrelinha mais espaçada para tornar a leitura mais agradável e evitar confusão pela largura da coluna de texto ser maior.
> Foi utilizada no título a mesma fonte do corpo do texto, mas em tipo "black". Por se tratar de um informativo curto, pois o material não corria o risco de ficar monótono.
> Os textos em preto sobre fundo branco garantiram a legibilidade, deixando o colorido para as áreas de cabeçalho, rodapé e imagens.
> Foi criado um grafismo para o cabeçalho, baseado no contorno do desenho da fita da Aids. Por ser branco sobre o fundo amarelo, se tornou uma textura de fundo sem brigar com os demais elementos, ao mesmo tempo de ajudou a "iluminar" o material, numa referência ao sol, símbolo de calor, vida e alegria – elementos sempre presentes na luta contra a Aids.